Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o período entre 1975 a 2025 é considerado a “Era do Envelhecimento”, uma vez que a população idosa apresenta um crescimento de 54% nos países desenvolvidos e 123% nos países em desenvolvimento.
O avanço das políticas de saúde e da insdústria farmacêutica e o aumento consequente da expectativa de vida, o exercício físico e a dieta equilibrada tornam-se fonte precursora da almejada longevidade.
Sabe-se que a qualidade de vida está ligada a inúmeros fatores: a autoestima e o bem estar pessoal que abrange a capacidade funcional, o nível socioeconômico, o estado emocional, a interação social, a atividade intelectual, o auto-cuidado, o suporte familiar, o próprio estado de saúde, os valores culturais, éticos e a religiosidade, o estilo de vida, a satisfação com o emprego e com atividades diárias e o ambiente em que se vive.
O método PILATES compreende uma série de exercícios que objetiva a união perfeita do corpo durante a prática dos exercícios, uma vez que envolvem atividades globais com todo o corpo. Dentre os princípios do Pilates, estão a concentração, o controle do movimento, a precisão das contrações musculares e a contração.
Fonte: http://www.abpilates.com.br/site/adminv1/upload/idArtigo_19.pdf