De acordo com os dados do IBGE, a expectativa média de vida do brasileiro aumentou 74,6 anos em 2012.
A taxa apresenta um pequeno aumento em relação a 2011, quando a esperança de vida do brasileiro era de 74,1 anos. Mas, se comparada com os dados da década de 90, a expectativa de vida do brasileiro aumentou aproximadamente cinco anos.
Em 2011, a expectativa de vida da população masculina, passou de 70,6 anos para 71 anos, em 2012 (aumento foi de 4 meses e 10 dias). Já para as mulheres, a esperança de vida ao nascer era de 77,7 anos em 2011, e passou para 78,3 anos em 2012 (aumento de 6 meses e 25 dias).
Assim, a população idosa fica cada vez maior, e a taxa de natalidade menor. A pirâmide populacional do Brasil vai se aproximando daquela caraterística dos países europeus, como no gráfico abaixo.
Mas de que adianta viver mais sem qualidade de vida??
O adulto precisa buscar seu envelhecimento de forma saudável e segura para viver seu envelhecimento de forma saudável e prazerosa. Sendo assim, a população adulta deve buscar:
1. Hábitos alimentares saudáveis, uma atitude otimista diante da vida e medidas que amenizam o estresse;
2. A prática regular de atividades físicas, pois contribuirão de forma positiva para manter-se com saúde e prevenir doenças como diabetes, hipertensão e osteoporose;
3. Realizar atividades e exercícios que mantenham a memória e função cognitiva em atividade;
4. Visitas regulares ao médico para avaliar as funções do corpo,c om finalidade de controle e prevenção de agravos.
Fontes: IBGE; abc.med.com.br; blogs.estadao.com.br; g1.com.br.