Autoras: Josilene Souza Conceição e Cristian Robert Mergener
A incapacidade de estabilização da coluna vertebral, causada pelo desequilíbrio entre a função dos músculos extensores e flexores do tronco, é um forte indício de desenvolvimento de distúrbios da coluna lombar.
O exercício, frequentemente referido como Pilates® preconiza a melhora das relações musculares agonista e antagonista, favorecendo o trabalho dos músculos estabilizadores, prevenindo diversos distúrbios na coluna lombar.
O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade do método Pilates no tratamento de pacientes com lombalgia crônica.
RELATO DOS CASOS: Foram estudadas 7 pacientes do sexo feminino, com idade entre 18 e 50 anos, com diagnóstico clínico de lombalgia crônica e com habilidade para executar os exercícios do nível básico e intermediário do método Pilates.
RESULTADOS: Houve melhora significativa da dor, demonstrada pela Escala Visual Analógica que, inicialmente, apresentava média de 7/10 e após 3 meses de tratamento, diminuiu para 1,7/10. Houve melhora na qualidade de vida, com redução do Índice de Oswestry, questionário específico para dor lombar, de 36,8% para 8% após 3 meses de tratamento.
CONCLUSÃO: O método Pilates foi efetivo no tratamento de pacientes portadores de lombalgia crônica, diminuindo a dor e as incapacidades.
Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rdor/v13n4/15.pdf