Pilates e osteoporose


A osteoporose é caracterizada por perda óssea progressiva.
Na maioria dos casos, a osteoporose é uma condição relacionada com o envelhecimento, e por isso pode manifestar-se em ambos os sexos, mas atinge especialmente as mulheres depois da menopausa, por causa da queda na produção do estrógeno.
Na osteoporose, o osso vai se deteriorando, diminuindo em volume e  densidade, deixando-o susceptível à fratura por queda.

Captura de tela 2013-12-28 13.30.15

Fatores de risco
* História familiar da doença;
* Deficiência na produção de hormônios;
* Medicamentos à base de cortisona, heparina e no tratamento da epilepsia;
* Alimentação deficiente em cálcio e vitamina D;
* Baixa exposição à luz solar;
* Imobilização e repouso prolongados e sedentarismo;
* Tabagismo e consumo de álcool.

Sintomas
A osteoporose é uma doença silenciosa, não apresentando sintomas até que aconteçam as fraturas ósseas.
As lesões mais comuns são as fraturas das vértebras por compressão, que levam a problemas de coluna e à diminuição da estatura e as fraturas do colo do fêmur, punho (osso rádio) e costelas.
Nas fases em que se manifesta, a dor está diretamente associada ao local em que ocorreu a fratura ou o desgaste ósseo.

Prevenção
A atividade física tem efeito protetor sobre o tônus e a massa muscular, que se reflete na melhora do equilíbrio e ajuda a evitar as quedas ao longo da vida.

Um estudo realizado por Souza e colaboradores avaliou a Influência do Pilates e da hidroginástica na qualidade de vida dos pacientes com diagnóstico de Osteoporose
O objetivo geral do estudo foi avaliar a qualidade de vida de pacientes com diagnóstico médico de Osteoporose, em três grupos comparados: praticantes do método Pilates®, praticantes de hidroginástica e em um grupo controle de pessoas sedentárias.

Captura de tela 2013-12-28 13.35.14

O questionário SF-36® foi aplicado para avaliar a qualidade de vida dos pacientes com diagnóstico médico de osteoporose. A amostra estudada foi composta por trinta pacientes, entre 50 a 85 anos, e os grupos que praticavam as atividades com frequência de duas ou três vezes por semana, durante três meses.
Verificou-se que o Método Pilates® exerce uma influência maior que a hidroginástica quando comparados ao grupo controle na melhoria da qualidade de vida dos participantes, podendo ser utilizado pela fisioterapia como ferramenta importante no tratamento dessa patologia.

Recomendações
1) a osteoporose não é problema que atinge só as mulheres. Ela afeta também os homens. Nelas, a causa mais comum é a queda na produção de estrógeno depois da menopausa; neles, o índice da massa corpórea abaixo de 20, a falta ou excesso de exercício, diabetes, hipertireoidismo, doença do glúten, drogas contra a epilepsia ou imunossupressores usados em transplantes de órgão;
2) caminhar, andar de bicicleta, nadar, correr e, especialmente, exercícios com pesos são fundamentais para manter o tônus muscular e prevenir a osteoporose;
3) os esportes mais indicados para a produção contínua de massa óssea são os que provocam grande tensão muscular. Músculos exercitados e em movimento colaboram para que os ossos fiquem mais fortes e reduzem o risco de quedas e fraturas nas pessoas de idade.

Captura de tela 2013-12-28 13.34.37

Fontes:
pilates.com.br/pratique
drauziovarella.com.br/letras/o/osteoporose-3/
Souza et al, Influência do Pilates e da hidroginástica na qualidade de vida dos pacientes com diagnóstico de Osteoporose. Disponível em <http://www.efdeportes.com/efd179/estudo-do-metodo-pilates-e-woqol-bref.htm>