Princípios
1. Respiração: Coordenada com o movimento, auxilia na ativação do músculo transverso do abdome, principal estabilizador da coluna lombar.
2. Centro de força: Os músculos abdominais profundos e estabilizadores posteriores do tronco, garantem a estabilidade para os movimentos executados em outras articulações.
3. Concentração: Para melhor performance é necessário concentrar-se na ativação dos músculos que estão executando o movimento é estar atento ao posicionamento do corpo no espaço.
4. Controle: A execução harmônica e suave garante maior estabilidade ao realizar movimentos.
5. Precisão: À medida que desenvolve-se o controle na execução dos movimentos, a precisão da ativação muscular permite o equilíbrio muscular.
6. Fluidez: A fluidez e leveza permitem que não gastemos energia desnecessária para executar os movimentos.
O nascimento do Método Pilates
Nascido na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, em 1881, Joseph Hubertus Pilates, criador do Método Pilates, praticou muitos esportes em sua adolescência como ginástica, esqui, mergulho e boxe.
No período da I Guerra, no ano de 1914, ele foi exilado, mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou num hospital com exilados e mutilados. Iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos.
Em 1923, Pilates mudou-se para Nova Iorque e abriu seu primeiro Studio de Pilates. Seu trabalho, porém, só teve repercurssão a partir dos anos 40, principalmente entre os dançarinos, tais como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins.
Uma Breve História sobre o Método Pilates:
O vídeo conta a história de Joseph Pilates, dando uma noção divertida sobre a criação de seu método Pilates e as influências que auxiliaram no desenvolvimento do mesmo.
Fonte: http://revistapilates.com.br